Manter o equilíbrio em uma perna ajuda a avaliar a saúde ao envelhecer.Estudo sugere que, com a idade, o chamado equilíbrio unipodal diminui de forma mais acentuada do que a força muscular.
- brunobreeda
- 23 de dez. de 2024
- 1 min de leitura
A capacidade de manter o equilíbrio em uma perna só pode ser uma forma de avaliar a saúde ao envelhecer, sugere um estudo publicado em outubro no periódico Plos One.
Essa habilidade pode ser um reflexo do estado geral de uma pessoa, já que exige a integração de vários sistemas (visual, vestibular, entre outros), além de um bom controle neuromuscular, fatores que tendem a declinar com a idade.
Com o envelhecimento, há uma perda em alguns parâmetros, como a força de preensão manual, mudanças na marcha (ao caminhar) e no equilíbrio. E na pesquisa recente, cientistas dos Estados Unidos queriam saber qual desses parâmetros se deteriora mais rápido.
Para isso, avaliaram 40 pessoas saudáveis, divididas em dois grupos – um com mais e outro com menos de 65 anos de idade.

Os participantes passaram por vários exames para analisar essas capacidades, incluindo quatro testes de equilíbrio em cima de uma plataforma: manter-se de pé com os olhos abertos, manter-se de pé com os olhos, equilibrar-se apenas com a perna direita e equilibrar-se apenas com a perna esquerda.
Os resultados sugerem que o chamado equilíbrio unipodal (em uma perna só) diminuiu de forma mais acentuada com a idade do que a força muscular, especialmente no caso da perna não dominante. Por exemplo, enquanto os mais jovens conseguiam ficar por cerca de 10 segundos nessa posição, alguns mais velhos não chegavam a dois segundos.




Comentários